Benefícios do Coaching Vocacional

23 de Março de 2021

Já sabes que o foco do Coaching é potenciar uma mudança de comportamento com vista à obtenção de um objectivo e isso, por si só, já é um grande benefício, mas não é o único.

Falando do Coaching vocacional podemos dizer que os seus benefícios se agrupam em três categorias:

  1. Auto-conhecimento – «passei a conhecer-me melhor, descobri os meus pontos fortes e fracos e, assim, passei a perceber melhor como reagir em diferentes situações usando as ferramentas apresentadas (...). Ferramentas estas que me mostraram finalmente uma luz ao fundo do túnel em relação ao meu futuro»
  2. Projecção de imagem futura – «Contactei [...] para realizar um processo de Coaching Vocacional com a minha filha adolescente, de forma a que ela pudesse ganhar um maior conhecimento sobre si própria, os seus gostos, motivações e aptidões, e que lhe permitisse vislumbrar um caminho mais claro para futuro e alinhado com as suas características e preferências pessoais. Os resultados foram surpreendentes, tanto para ela como para mim. Ela sente-se mais confiante e com um propósito mais claro.»
  3. Adaptação ao mercado de trabalho – «deu-me ferramentas […], fez com que fosse eu a procurar e a descobrir os cursos que me interessavam mais e pôs-me em contacto com profissionais das áreas para esclarecer quaisquer dúvidas que podia ter. […] fez com que fosse EU a descobrir a minha paixão.»

Embora acredite que os benefícios do Coaching vocacional são diferentes de pessoa para pessoa, porque estão intimamente ligados ao teu Propósito e àquilo que tu trazes contigo para o teu processo, poderei dizer que, genericamente, os maiores benefícios serão sempre o facto de passarmos a perceber verdadeiramente que é possível conhecermo-nos melhor, é possível pensarmos melhor, é possível entendermos melhor os outros e as situações que nos aparecem, é possível comunicarmos de melhor forma e é possível melhorarmos o nosso desempenho.

Acredito que isto é possível porque o Coaching nos leva a fazermos uma maior e mais profunda reflexão sobre nós mesmos e essa auto-consciência tem repercussões ao nível da nossa confiança, o que melhora os nossos níveis de motivação e de compromisso, expressando-se igualmente como um aumento da felicidade e de satisfação com a vida.

Começa a parecer uma pescadinha de rabo na boca, não é?

No entanto, convém não te esqueceres que só será possível ganhares alguma coisa se te empenhares – o processo nem sempre será fácil, por isso, terás de ser resiliente e ter mesmo vontade de seguir o processo –, se te comprometeres – assumindo responsabilidade pelas coisas que terás de fazer e sendo consistente com aquilo que definiste como o teu propósito –, se fizeres o trabalho que só tu podes fazer – porque só tu sabes o que sentes e onde queres chegar.

Para clarificar alguns dos possíveis benefícios do Coaching vocacional, deixo alguns (partes de) testemunhos de quem já beneficiou do Coaching Vocacional:

- Definição de metas e objectivos mais claros

«ajuda[-nos] a encontrar e a organizar as ideias e ensina a traçar um caminho.»

«ajuda-nos a perceber onde queremos chegar e quais as ferramentas necessárias para alcançarmos as nossas metas!»

- Gestão do tempo e das actividades

«ajudou-me na organização do meu tempo»

- Desbloquear de crenças limitadoras

«Fiz a limpeza do "baú das más recordações"»

«ajudou-me a enfrentar medos»

«Ensinou-me a usar as ferramentas de desbloqueio»

«Incentivando-me e desafiando-me perante os meus maiores condicionamentos»

- Auto-conhecimento

«não precisava de alguém que me orientasse, mas sim de alguém que me desse as ferramentas para obter clareza no meu próprio caminho. E continuar, de forma confiante, nele. (...) Na mala [a Coach] trazia uma mão cheia de técnicas, estratégias, sorrisos e boa disposição para partilhar. Após muito poucas sessões os resultados começaram a ser notórios. O diálogo interno, o bem-estar pessoal e os comportamentos começaram a mudar.»

- Desenvolvimento de planos de acção efectivos

«mesmo sozinha eu posso ir onde eu quiser, fazer o que quiser e sobretudo lutar sempre por fazer mais e melhor! prazos e compromissos estabelecidos por mim para comigo mesma!»

«tendo ajudado de forma determinante a desbloquear as dúvidas naturais de uma adolescente de 14 anos quando confrontada com opções vocacionais associadas as tomadas de decisão do seu percurso escolar.»

- Tomada de decisões mais rápidas e assertivas

«Ajudou-me a definir novos objetivos e sobretudo a ser rigorosa comigo para os cumprir»

«ajudou-me a focar nos objetivos»

- Melhoria da comunicação

«Fez com que desenvolvesse competências de comunicação»

- Inteligência e controlo emocional

«Ajudou-me a ser mais determinada e perseverante»

«ajudou-me a ser mais tranquila e confiante»

- Mudança de hábitos

«Ajudou-me a acreditar nas minhas capacidades pessoais e profissionais»

«Mudança do modo como olho e lido com as situações»

«Foi um percurso de transformação»

Agora, deixo-te uma lista de 10 benefícios específicos para a área vocacional:

  1. Identificares o teu perfil pessoal e profissional;
  2. Definires, criares um plano de acção e agires de forma a cumprires os teus objectivos profissionais e escolares;
  3. Melhorares o teu conhecimento sobre os cursos e as profissões, aprendendo as particularidades de cada actividade de interesse;
  4. Fazeres a ligação entre os teus talentos e o mundo do trabalho;
  5. Aprenderes as competências que te possam faltar ou estar menos desenvolvidas e que te permitirão enquadrares-te melhor nos requisitos de mercado;
  6. Desenvolveres as capacidades emocionais necessárias para lidares com o stress e com a ansiedade, assim como com o sucesso e o fracasso, assim como as aptidões interpessoais que te permitem trabalhares melhor em grupo e sentires mais empatia pelos outros;
  7. Melhorares a gestão do tempo, permitindo-te realizar actividades em todas as àreas da vida sem te sobrecarregares;
  8. Identificares as possibilidades de carreira que se encaixam com o teu propósito;
  9. Conheceres a forma de abordares o mercado de trabalho – não basta conhecê-lo, tens de saber como te ligares a ele;
  10. Construíres uma carreira alinhada com os teus valores.

Quer ainda estejas a estudar ou já te encontres a trabalhar, quer sintas que precisas de uma mudança ou que queres mesmo dar asas àquele projecto que andas a planear há anos, pensa se precisas de algum destes benefícios para atingires o teu Propósito e, se te fizer sentido, estarei aqui para te ajudar a trilhar esse caminho.

 

(este artigo foi escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PURE COACHING IS POWERED BY 4LEADS.COM.BR

crossmenu